sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Aprofundando na Cinemática

Olá pessoal.

A nossa jornada pela Cinamética continua, agora se aprofundando um pouco mais no estudo dos movimentos. Continuaremos no livro:

Ferraro, Nicolau Gilberto, 1940-
     Física : básica : volume único / Nicolau Gilberto Ferraro, Paulo Antonio de Toledo Soares. - 2ª ed. - São Paulo : Atual, 2004.

Estamos na Unidade I, Capítulo 1, na parte que trata de: Referencial; Espaço de um móvel; Função horária; e Variação do espaço.

Nos vídeos que segue, resolvo os exercícios A5 até o A8, da seção de APLICAÇÃO. Observe bem como são resolvidos e resolva os exercícios da bateria de VERIFICAÇÃO e REVISÃO. Havendo dúvidas, algo a compartilhar ou criticar, faça um comentário.









Lembre-se, quem começa antes tem grande chance de chegar antes. Aguardo os comentários.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A Física do Ensino Médio

O ano está começando e muita gente ainda nem está pensando na escola, mas quem está entrando no ensino médio tem que ficar atento para essa nova fase da vida estudantil.

As matérias de Física, Química e Matemática trazem muitas novidades, interagem entre si e exigem dos alunos mais dedicação para compreender todos os seus conceitos.

Pensando nisso, resolvi me adiantar e resolver 4 questões das páginas iniciais do livro de Física que tenho aqui em casa. Esse livro é excelente e é adotado por uma das escolas que melhor preparam os alunos para o vestibular e para a vida, o Bom Jesus. O livro é:

Ferraro, Nicolau Gilberto, 1940-
     Física : básica : volume único / Nicolau Gilberto Ferraro, Paulo Antonio de Toledo Soares. - 2ª ed. - São Paulo : Atual, 2004.

Se você estuda na rede pública ou procura um livro pra reforçar a sua preparação, esse é o livro, eu recomendo!

Neste post vou começar do começo, Unidade I - Cinemática, Capítulo 1 - Estudo dos movimentos: O mundo fascinante da Física; O tempo e sua medida; Medida de distâncias; Algarismos significativos; e Notação científica.

Os vídeos seguintes mostram a resolução dos exercícios de aplicação A1 até A4. Acompanhem atentamente:





Agora tentem fazer os outros exercícios do livro e havendo dúvidas, façam comentários e perguntas.

Aguardo vocês e até a próxima.